quarta-feira, 25 de maio de 2011

Parada Gay - Santo André/SP

No próximo domingo, acontece a 7ª Parada do Orgulho Gay de Santo André, com estimativa de 50 mil pessoas presentes.

As entidades em defesa dos direitos gays da região realizam os últimos preparativos para a 7ª Parada do Orgulho LGBT, marcada para o próximo domingo, 29.

O presidente da ONG ABCDS (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), Marcelo Gil, disse que neste ano, o número de participantes deve supreender.

Gil explicou que, por conta dos problemas enfrentados nos últimos anos, o público da Parada ficou aquém do esperado nas edições anteriores. Em 2009, a Polícia Militar impediu a circulação de um dos trios elétricos por falta de documentação, o que causou revolta dos participantes. Na ocasião, contamos com a presença de cerca de 20 mil pessoas. Nós esperávamos bem mais. No ano passado, a polícia usou spray de pimenta para dispersar os manifestantes já no fim do evento, na Avenida Firestone.

Com a paz selada entre a ABCDS, a Polícia Militar e a Prefeitura, a organização do evento já teve notícias de que caravanas de várias cidades estão se organizando para vir à parada. Osasco, Presidente Prudente e municípios da Baixada Santista estão na lista.

Gil espera que o público passe de 50 mil pessoas. No caso de a expectativa não se concretizar, o evento deverá acabar perto das 19h.Se tiver mais gente, temos de dispersar antes, para não paralisar a cidade.

Cerca de 200 policiais e guadas-civis trabalharão na segurança do evento. No ano passado houve perfeito entrosamento entre todos, avaliou o coronel. Eles farão manifestação pacífica e ordeira. É um direito de expressão que eles têm.

Marcelo Gil afirmou que não serão permitidos ambulantes vendendo bebidas alcoólicas, e que a interdição das ruas será feita gradativamente, conforme a passagem da Parada.

Confira o vídeo de divulgação da Parada:

Um comentário:

  1. nossa vamos la mais ano de luta contra homofobia mas tomara que tenha menas ´pessoas nua na rua mais vestidas comportadas

    ResponderExcluir