sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cerca de 100 pessoas comemoram aprovação da união homoafetiva na avenida Paulista

Cerca de 100 pessoas comemoram aprovação da união homoafetiva na avenida Paulista
Um grupo de cerca de 100 pessoas comemorou na noite desta quinta-feira (5), em plena avenida Paulista, a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da união estável para casais homossexuais em sessão considerada histórica por grupos ativistas LGBT.
Apesar de a comemoração ter sido pequena e relativamente contida, houve quem aproveitou o momento para celebrar com humor. O empresário Douglas Drumond (foto), diretor da ONG Casarão Brasil, "casou-se" com direito à grinalda e buquê de flores com seu assessor particular, Rogério de Oliveira. Drags queens como Tchaka Drag e Salete Campari também chamavam a atenção de quem caminhava pela rua.
A comemoração foi convocada pelo grupo Ato Anti-Homofobia através do Facebook. Nesta sexta-feira (6), o grupo organiza outro ato, com concentração prevista para começar às 20h no vão livre do Masp. Saiba mais aqui.
VitóriaEm nota enviada à imprensa, o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, disse que  "a decisão do STF é uma vitória para a democracia". "Ninguém saiu perdendo com a decisão, nem os opositores, mas um segmento significativo de brasileiros e brasileiras ganhou o acesso à igualdade de direitos garantida pela Constituição Federal e até então negada a casais do mesmo sexo."
A desembargadora aposentada e presidente da Comissão da Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB, Maria Berenice Dias, também se manifestou a respeito da decisão do STF, destacando que "o reconhecimento das uniões homoafetivas como entidade familiar supre a perversa omissão do Legislativo que, por puro preconceito, tem deixado fora do sistema jurídico a população LGBT."
Marcha NacionalNos próximos dias 17 e 18 de maio, acontece em Brasília a 2ª Marcha Nacional Contra a Homofobia, que reunirá ativistas LGBT de todo o Brasil.
De acordo com a ABGLT, está previsto para o dia 18 um "abraço homoafetivo" em torno da sede do Supremo Tribunal Federal.
Por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário