domingo, 8 de maio de 2011

Oito propostas em discussão na Câmara regulamentam união homoafetiva

Duas propostas em andamento restringem direitos aos homossexuais.
Supremo reconheceu na quinta-feira (5) união estável homoafetiva.

Oito projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados regulamentam direitos relacionados à união homoafetiva. Entre as propostas estão a possibilidade do casamento entre homossexuais e a obrigatoriedade das operadoras de plano de saúde em aceitar cônjuge do mesmo sexo.

Os dados fazem parte de levantamento realizado pelo Núcleo de Assessoramento Técnico da Câmara dos Deputados. Conforme o núcleo, há ainda outros dois projetos em andamento sobre a união homossexual, mas que restringem direitos em vez de ampliá-los.

Nesta quinta-feira (5), o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu, por unanimidade, a união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar. Com isso, homossexuais podem ter os mesmos direitos previstos na lei 9.278/1996, a lei de união estável, que considera como entidade familiar “a convivência duradoura, pública e contínua”.

A decisão permite que os homossexuais obtenham divisão da guarda e sustento dos filhos, possibilidade de pensão alimentícia, herança em caso de morte e partilha de bens em caso do fim da união. A lei de união estável também determina facilidades para conversão da união em casamento, mas a permissão do casamento entre pessoas do mesmo sexo gerou divergências entre os ministros do STF.

O presidente do Supremo, ministro Cezar Peluso, disse que, apesar da decisão do STF, o Congresso precisa discutir e votar leis que delimitem os direitos em consequência do reconhecimento da união estável.
Veja abaixo quais são as oito propostas que ampliam os direitos dos homossexuais
ProjetoAutorO que propõeAndamento
4530/04Comissão Especial que acompanha e estuda propostas de políticas públicas para a juventude e deputado Benjamim Maranhão (PMDB-PB)Aprova o Plano Nacional de Juventude. Prevê apoio psicológico, médico e social ao jovem em virtude de sua orientação sexual e à sua família; combate à discriminação no emprego em virtude da orientação sexual. Também cria delegacias especializadas em crimes contra homossexuais.Pronto para ser votado pelo plenário.
6297/05Maurício Rands (PT-PE)Incluir na situação jurídica de dependente, para fins previdenciários, o companheiro homossexual do segurado (a) do INSS e o companheiro homossexual do servidor (a) civil da União.Pronto para ser votado pelo plenário.
580/07Clodovil Hernandez (PR-SP)Altera o Código Civil, para dispor sobre o contrato civil de união homoafetiva.Aguarda parecer da Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.
4914/09Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Maria Helena (PSB-RR), Celso Russomanno (PP-SP), Ivan Valente (PSOL-SP), Fernando Gabeira (PV-RJ), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), Solange Amaral (DEM-RS), Marina Maggessi (PPS-RJ), Colbert Martins (PMDB-BA), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO)Aplica à união estável de pessoas do mesmo sexo os dipositivos do Código Civil referentes a união estável entre homem e mulher, com exceção do artigo que trata sobre a conversão em casamento.Aguarda a apreciação conclusiva (sem necessidade de ir ao plenário) da Comissões de Seguridade Social e Família.
3712/08Maurício Rands (PT-PE)Altera o inciso II do art. 35 da Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, incluindo na situação jurídica de dependente, para fins tributários, o companheiro homossexual do contribuinte do Imposto de Renda de Pessoa Física.Aguarda parecer da Comissão de Finanças e Tributação.
2285/07Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA)Cria o Estatuto da Família. Quanto à união homoafetiva, diz que em momento algum, a Constituição veda o relacionamento de pessoas do mesmo sexo.Aguarda parecer da Coordenação de Comissões Permanentes.
2383/03Maninha (PT-DF)Estabelece que as operadoras de planos de saúde não poderão criar restrições à inscrição de pessoas como dependentes de outras em função de pertencerem ao mesmo sexo.Já aprovado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça. Houve recurso contra a apreciação conclusiva, mas a Mesa não decidiu.
1151/95Marta Suplicy (PT-SP)Disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo e dá outras providências.Pronto para ser votado pelo plenário.

Restrição de direitos
Entre as propostas que restrigem direitos aos homossexuais, uma delas proíbe a adoção por pessoas do mesmo sexo e outra determina que a relação entre pessoas do mesmo sexo não pode, em hipótese alguma, ser comparada ao casamento.

Conheça propostas contrárias à união homoafetiva que tramitam na Câmara
ProjetoAutorO que propõeAndamento
5167/09Capitão Assumção (PSB-ES) e Paes de Lima (PTC-SP)Nenhuma relação entre pessoas do mesmo sexo pode equiparar-se ao casamento ou à entidade familiar.Aguarda a apreciação conclusiva da Comissões de Seguridade Social e Família.
7018/10Zequinha Marinho (PSC-PA)Propõe uma alteração no parágrafo 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente para proibir a adoção de crianças e adolescentes por casais compostos por homossexuais.Aguarda a apreciação da Comissões de Seguridade Social e Família.

































Por:
Gay1 - O Portal LGBT Mais Completo e Jovem da Internet









Nenhum comentário:

Postar um comentário