quarta-feira, 11 de maio de 2011

Material contra preconceito vai chegar a 6.000 escolas públicas no 2º semestre deste ano.

Kit anti-homofobia


O governo federal planeja distribuir, já no segundo semestre, o kit escolar para combater a violência contra gays. Chamado de Escola sem Homofobia, o kit será enviado para 6.000 escolas públicas do país.

Dirigido a professores e alunos do ensino médio, em geral com 14 a 18 anos, o material contém vídeos polêmicos, que tratam de transsexualidade, bissexualidade e de namoro gay e lésbico.

O objetivo do kit é ensinar os estudantes a aceitarem as diferenças e evitar agressões e perseguições a colegas que assumem a homossexualidade.

O assunto virou foco de polêmica no Congresso Nacional, depois que deputados contrários ao material o apelidaram de “kit gay”, argumentando que ele estimularia a prática homossexual entre os adolescentes
Em um dos vídeos do kit, o estudante José Ricardo vai a escola com roupas e cabelo femininos. Ele é apresentado como jovem travesti conhecido como Bianca, e os professores o chamam pelo nome feminino. A escolha do banheiro masculino é um dilema na vida do rapaz. Além do filme "Encontrando Bianca", o kit aborda o universo homossexual de duas estudantes. O secretário da SecadAndré Lázaro, afirmou que o grupo de trabalho da produção teve dificuldades para cortar cenas em que duas garotas simulavam namoro. ´iscutimos três meses um beijo lésbico na boca, até onde entrava a língua. Cortamos o beijo, disse o secretário. O material foi produzido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação em parceria com a ONG Comunicação em Sexualidade.

Confira o trecho da declaração de André Lázaro, e do vídeo Encontrando Bianca:


Por:  Redação MundoMais

Nenhum comentário:

Postar um comentário