segunda-feira, 9 de maio de 2011

Avanços contra a Aids

Nova pesquisa pode ajudar no desenvolvimento de vacina contra AIDS.

AUSTRÁLIA - Novas pesquisas com pacientes portadores do HIV (vírus da AIDS) desenvolvidas pela Universidade de Melbourne, na Austrália, podem ajudar no desenvolvimento de uma vacina eficaz contra a doença, segundo artigo publicado nesta sexta-feira (6) no periódico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).

Os pesquisadores, liderados pelo professor Stephen Kent, investigaram as propriedades de anticorpos humanos chamados ADCC em pacientes soropositivos, e descobriram que o vírus do HIV se muta e se transforma para escapar dos efeitos desses anticorpos. O professor Kent afirmou que o uso de anticorpos ADCC já era realizado nos remédios encontrados, mas que suas reais implicações ainda eram pouco compreendidas.

Os resultados mostram como o HIV pode ser evasivo, mas também mostra que esses anticorpos forçam o vírus a se transformar - em alguns casos, o fazem ficar mais fraco, disse Kent.

O professor explicou também que sua pesquisa implica em uma nova tese de que caso os anticorpos ADCC fossem injetados no paciente antes da infecção, provavelmente poderiam impedir o vírus de agir, embora mais estudos precisem ser realizados.

O grupo do Departamento de Microbiologia da Universidade de Melbourne utilizou uma nova tecnologia para descobrir onde e como os anticorpos estavam atacando o vírus. Analisando amostras de sangue, os pesquisadores descobriram que o HIV evolui e sofre mutações para se esquivar dos anticorpos, que tentam controlar o vírus.

Kent e sua equipe também analisaram como o vírus mudava sua sequência genética para evitar uma resposta do sistema imune humano. Há uma necessidade urgente de se identificar um sistema de imunidade eficaz contra o HIV, e nosso estudo sugere justamente que o ADCC supre o sistema imune eficientemente contra o vírus, disse o Dr. Ivan Stratov, co-autor da pesquisa.

Agora, o time de pesquisadores focará seus estudos no desenvolvimento de uma nova vacina contendo anticorpos ADCC que dificultem esse processo de mutação do HIV.

Por:

Nenhum comentário:

Postar um comentário