CURIOSIDADES



Capa da invisibilidade um passo mais próxima da realidade


Sistema utiliza o mesmo princípio das miragens em desertos e estradas para criar a sensação visual de desaparecimento de um objeto.






    Ser invisível, como no filme "O Homem Sem Sombra", ainda é um sonho distante, mas uma capa de tecido feito com material que reflita a luz de forma a tornar seu usuário invisível está mais próxima da realidade. Cientistas da Universidade de Dallas, no Texas, desenvolveram um sistema de nanotubos de carbono, que cria um efeito de miragem para esconder a si mesmo.
    A criação utiliza uma fina folha de aerogel com nanotubos de carbono altamente alinhados como fonte de calor. A combinação entre a baixa capacitação térmica e a alta capacidade de transferência térmica da estrutura transparente permite que se criem modulações de alta frequência na superfície do experimento, provocando uma mudança rápida no índice de refração de materiais gasosos ou líquidos em contato com a folha.


Efeito de miragem em asfalto quente. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Mila Zinkova)


Efeito de miragem em asfalto quente. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Mila Zinkova)
Na prática, isso quer dizer que o objeto não se torna transparente em si, mas faz com que o meio ao redor dele reflita a luz de uma forma não usual, fazendo parecer que ele não está ali.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/futuro/13992-capa-da-invisibilidade-um-passo-mais-proxima-da-realidade.htm#ixzz1ZsE4Cq7v


_________________________________________________________________________


Cientistas provam que é possível descobrir um RG a partir do Facebook





    Você acha que está seguro no Facebook? Cientistas da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, acham que não – e conseguiram provar. Através de um método baseado em uma pesquisa divulgada em agosto pela Forbes, a equipe relacionou o perfil de uma pessoa no Facebook ao seu número do seguro social (SSN, o equivalente norte-americano ao nosso RG).
    Segundo o DailyMail, o primeiro passo é tirar uma foto de qualquer pessoa na rua. Em seguida, utilizando um potente software de reconhecimento facial, é possível associar o retrato ao perfil da pessoa no Facebook. Finalmente, a partir de previsões que utilizam os dados do usuário, como a cidade natal e a idade, além de outros padrões, é possível obter o tal número de identificação.
    Desse modo, é possível roubar a identidade de qualquer pessoa por aí – e cometer alguns crimes utilizando os dados coletados. Os cientistas responsáveis alegam que a margem de erro para esse método ainda é muito grande, mas que as preocupações com privacidade e segurança nas redes sociais devem ser reforçadas.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/14009-cientistas-provam-que-e-possivel-descobrir-um-rg-a-partir-do-facebook.htm#ixzz1ZsBG7sGA


________________________________________________________________________________________________